Rancho Tipico Amorosa

Rua Óscar Silva 146
4450-752 Matosinhos

Leça da Palmeira, a mais encantadora nas memórias de António Nobre, voltada para o seu rio, cantada vezes sem conta à beira-mar, da surpresa ou da mágoa, esta é a Leça da Palmeira que os lavradores da Amorosa não desistem de dançar e de cantar. Esta é a Leça da Palmeira vestida à moda de meados do século XIX, a cantar nas festas, a dançar nas romarias, a malhar nas eiras, a pescar no rio, a comer ao borralho e a namorar à carreira em dia de festa ao Senhor Bom Jesus de Matosinhos.
Situada na margem direita da foz do Leça, esta pequena Póvoa de marinheiros, esteve em tempos idos dividida em pequenos lugares.
Um desses lugares, o da Amorosa, que se situava na parte superior da freguesia, vivia essencialmente da agricultura, mas o mar, sempre a “beijar os pés” de Leça da Palmeira, teria naturalmente que influenciar as suas gentes.
O Rancho Típico da Amorosa que pretende ser um museu vivo dos seus moradores de antanho, foi fundado a 8 de Novembro de 1935. Recebeu nos primeiros anos da sua existência, o conselho e orientação do etnomusicólogo Professor Armando Leça. No livro de honra da colectividade, esta distinta figura, rica no conceito que, ao tempo, tinha destas coisas do folclore escreveu:
“Enquanto no Rancho Típico da Amorosa perdurar tão benéfica intenção, terá um defensor para aplaudir”.
O Rancho Típico da Amorosa, seguindo as recomendações da UNESCO, recolhe, preserva e divulga algumas formas de viver desta laboriosa gente leceira.
Na pureza dos seus trajes e danças, mas também na qualidade dos espectáculos que o R. T. A. apresenta, fruto de um trabalho árduo, persistente e com uma metodologia rigorosa, o Rancho Típico da Amorosa assume um protagonismo digno de registo. Muito se tem escrito sobre o grupo, citamos:
«A herança rural das gentes de Leça, foi a partir de 1935 recolhida e recriada pelo Rancho Típico da Amorosa que, com trajes “verdadeiramente antigos” e genuínos da segunda metade do século XIX, pernas braços, corpos e corações despertos canta e dança o folclore maiato.» (Hélder Pacheco in o Grande Porto).
Além de inúmeras participações em todo o País, o R. T. A. participou em várias manifestações folclóricas na Europa, na Ásia e na América Latina.
O Rancho Típico da Amorosa é organizador do FESTARTE (Festival Internacional de Artes e Tradições Populares de Matosinhos), festival CIOFF (uma ONG que goza de estatuto B junto da UNESCO), “hoje”, um dos mais importantes, que se realiza no género em todo o País. É também sócio fundador da Federação do Folclore Português, Medalha de Mérito Dourada da Câmara Municipal de Matosinhos, colectividade de Mérito Cultural da Junta de Freguesia de Leça da Palmeira, e é uma instituição de Utilidade Pública.
 

NIF e Atividade da Empresa (CAE)

A Rancho Tipico Amorosa tem NIF 501122125 e desenvolve a sua atividade com o CAE 65112 - Outras actividades complementares de segurança social.

Enviar E-mail

Para: Rancho Tipico Amorosa

Introduza os 3 caracteres da imagem